Aliexpress é confiável? Descubra como comprar no site sem medo

Comprar itens direto da China é um excelente negócio para quem deseja economizar e garantir produtos com preço baixo. Mas afinal, será que o Aliexpress é confiável e vale a pena fazer seus pedidos por lá?

Neste post, explicamos um pouco mais sobre o site, sua política de proteção ao consumidor, o tempo de entrega das lojas e se você será ou não taxado. Quer tirar todas as suas dúvidas? Então confira.

Comprar no Aliexpress é confiável?

Aliexpress é confiável

Comprar direto da China e com preços muito abaixo dos valores do Brasil parece um sonho e, por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida se é realmente seguro apostar no Aliexpress.

Antes de mais nada, é importante entender que o Aliexpress é um marketplace, ou seja, uma vitrine para que diversos vendedores façam suas vendas. Assim, a qualidade do item vai depender do vendedor escolhido.

É importante, portanto, que você verifique a reputação do vendedor, os comentários e avaliações feitas pelos compradores e o número de vendas realizadas. O ideal é que o vendedor tenha, pelo menos, 90% de qualificações positivas e mais de 1000 seguidores.

A loja online oferece uma infinidade de itens que vão desde vestuários, eletrônicos, brinquedos, artigos para casa, eletrodomésticos e muitas outras categorias.

Por conta da grande variedade, é importante que você saiba bem o que está comprando e se atente aos detalhes. Por exemplo, verifique as medidas e o tamanho do item, a descrição técnica, a voltagem, entre outros quesitos.

A questão não é se o produto chegará ou não à sua casa. E sim se o item será exatamente o que você esperava. Já pensou se você compra um tapete e descobre que ele era muito menor do que a imagem mostrava?

Assim, além da reputação do vendedor, fique de olho também nas avaliações do produto. Lá você consegue verificar quantas estrelas os consumidores deram para ele e até mesmo fotos reais do item.

Concluindo, o site Aliexpress é confiável. Nele, você pode comprar uma infinidade de itens por um preço realmente atrativo e até mesmo encontrar produtos que não encontra no Brasil. No entanto, na hora de fazer suas compras, é importante se atentar à reputação do vendedor escolhido e aos detalhes do produto.

É seguro comprar no Aliexpress?

Sim, o site Aliexpress é bastante seguro, pois conta com diversos selos e certificados digitais que garantem a segurança de dados do comprador.

Além disso, a loja conta com uma política de proteção ao consumidor que garante o reembolso nos casos em que o item não é como o descrito ou não chegou dentro do prazo estimado. Nesses casos, o comprador deve abrir uma disputa e receberá seu dinheiro de volta dentro de 15 dias.

Além dessa garantia adicional, o site também segue as garantias locais, conforme as leis e regulamentações obrigatórias do país de residência do comprador, ou seja, ele está de acordo com as determinações do Procon.

No caso de devolução, alguns vendedores oferecem a opção de devolução gratuita dentro de 15 dias, desde que o produto esteja novo, em boas condições e com as embalagens e etiquetas originais.

Desse modo, ao solicitar a devolução, o cliente receberá um código de postagem para fazer o envio pelos correios sem custo adicional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



A entrega do Aliexpress demora?

Para entender o tempo de entrega de um pedido do Aliexpress é preciso levar em conta vários fatores. O primeiro deles é o tempo de processamento do pedido, ou seja, o tempo que o vendedor demora para fazer o despacho.

Isso pode demorar apenas algumas horas ou até mesmo dias, dependendo do tamanho do pedido e do volume de vendas do vendedor. Além disso, é importante ficar atento aos feriados na China e épocas do ano com grandes volumes de vendas, como a Black Friday, que podem aumentar o tempo de processamento.

O próximo fator a avaliar é o frete contratado. Na hora da compra, o cliente receberá algumas opções de envio, como diferentes transportadoras e estimativas de valores e prazos. É importante entender, no entanto, que esse prazo é um cálculo aproximado e que podem existir variações.

No geral, transportadoras com entrega expressa conseguem fazer com que seu pedido chegue em tempo recorde, mas ao utilizá-las, é muito provável que você precise pagar taxas aduaneiras.

De forma resumida, você pode optar por três tipos de frete:

  • envios comuns não rastreáveis: levam de 20 a 90 dias para chegar;
  • envios com rastreamento: podem levar de 20 a 45 dias paras chegar;
  • envios por transportadora: podem levar de 1 e 20 dias, mas contam com custos altos e taxas aduanas.

Além do tempo de processamento e do tempo de frete, o pedido também pode ficar parado por algum tempo na alfândega por uma série de motivos, como a fiscalização da Receita Federal. 

Posso ser taxado no Aliexpress?

Outro ponto para ficar alerta na hora de comprar fora do país são as taxas e impostos por importação cobrados pela Receita Federal. Existem diversas informações conflitantes sobre o assunto e, por conta disso, muitas pessoas acabam se surpreendendo na hora de receber os pacotes.

O imposto de importação é uma taxa cobrada pela Receita no momento em que a mercadoria é recebida no país e passa pela fiscalização. Quando a Receita determina que deve ser pago o imposto, o comprador é notificado por e-mail ou carta e deve fazer o pagamento para receber a mercadoria.

A alíquota do imposto de importação é de 60% do valor do produto acrescido de frete e seguro e não pode ultrapassar US$3.000.

Além do imposto de importação, também pode ser cobrado o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que varia dependendo do estado do destinatário. Caso seu produto seja taxado, você também precisará pagar o valor de R$15 referente ao Despacho Postal dos Correios.

Mas afinal, quais compras estão isentas de taxação. De acordo com o Decreto-Lei Nº 1.804, de 3 de setembro de 1980, a isenção de imposto deve ocorrer em compras de até cem dólares norte-americanos, ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas.

Apesar do que diz a lei, no entanto, muitas vezes a Receita Federal passa por cima dela e acaba cobrando impostos em pedidos com valor abaixo dos 100 dólares. Nesses casos, o consumidor pode recorrer à cobrança indevida e pedir a revisão dos valores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Como vimos, o Aliexpress é confiável e é uma excelente forma de comprar itens com valores baixos e economizar nas compras. Contudo, é importante ter em mente que o pedido pode demorar para chegar e que é preciso cuidado na hora de selecionar os vendedores.

Não tem tempo para esperar? Então conheça um pouco mais sobre a Amazon, uma das lojas com menor tempo de entrega do país.

Esta matéria foi útil? Então, ative as notificações push do seu navegador para recebe todas as nossas atualizações e cupons.

Responder

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.