8 dicas de como economizar de verdade na Black Friday no Brasil

Você sabe quando começa a Black Friday e como se preparar para garantir os melhores descontos durante o evento? Neste guia completo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a origem da Black Friday, como ela funciona no Brasil e quais lojas oferecem as melhores promoções.

Está cansado de cair em golpes e ciladas e quer aproveitar ofertas realmente imperdíveis? Então você precisa continuar lendo este guia.

  1. O que significa Black Friday?
  2. Quando é a Black Friday?
  3. Quando começou a Black Friday?
  4. Como é a Black Friday Estados Unidos?
  5. Black Friday Brasil é furada?
  6. Como se preparar para aproveitar as promoções Black Friday?
  7. Como comprar passagens aéreas Black Friday?
  8. Quais as lojas com melhores promoções Black Friday?
  9. Quais as melhores promoções de restaurantes Black Friday?
  10. Quais produtos vale a pena comprar na Black Friday?
  11. Quais itens não comprar na Black Friday?
  12. Como garantir as melhores ofertas Black Friday Brazil?

O que significa Black Friday?

Black Friday é um termo em inglês que traduzido significa “sexta-feira negra”. A data, em que ocorrem grandes liquidações com descontos generosos, surgiu nos Estados Unidos e acontece logo após o feriado de Ação de Graças, inaugurando a temporada de compras para o Natal.

O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869, com a queda da bolsa de Nova York. No entanto, em 1975 a expressão se tornou popular em artigos publicados que abordavam a quantidade de pessoas nas ruas e lojas, após o feriado, o que acabava causando grandes congestionamentos na Filadélfia.

Quando é a Black Friday?

Como citamos, a Black Friday acontece na sexta-feira após o feriado americano de Ação de Graças, que celebra a gratidão dos estadunidenses pelas conquistas alcançadas durante o ano.

A data cai sempre na última sexta-feira de novembro e as ofertas começam ainda na madrugada e duram até o final do dia. Algumas lojas optam, ainda, por, além do Black Friday Dia, manter os descontos durante todo o fim de semana e na segunda-feira, que é conhecida como Cyber Monday ou “Segunda-feira cibernética”.

Diferentemente da Black Friday, que conta com descontos também nas lojas físicas, a Cyber Monday é um evento voltado exclusivamente para ofertas em lojas online.

Quando começou a Black Friday?

A Black Friday, hoje, é uma das principais datas para venda online e offline, não só nos Estados Unidos, mas também ao redor do mundo. O evento, no entanto, só ganhou esse status em meados dos anos 2000.

No Brasil, a tradição norte-americana chegou em 2010 com uma particularidade. Na época, a grande liquidação envolveu apenas varejistas online e foi organizada pelo site Busca Descontos.

No ano seguinte, grandes varejistas como o Extra passaram a implementar a promoção também em suas lojas físicas e o evento passou a chamar a atenção de outros comerciantes, dentro e fora da internet.

Como é a Black Friday Estados Unidos?

black friday estados unidos

Se no Brasil as ofertas da Black Friday nem sempre inspiram confiança, nos Estados Unidos o cenário é bem diferente. Isso porque, os descontos são realmente impactantes e podem fazer a diferença no orçamento dos norte-americanos.

Não é à toa que se formam imensas filas nas portas das lojas físicas. Na data, os estabelecimentos abrem à meia-noite e contam com estoques limitados, por isso, vale a pena se aventurar e garimpar descontos.

Para os lojistas, o evento é uma boa oportunidade para encerrar o ano fiscal em alta e garantir os lucros do quarto semestre.

Black Friday Brasil é furada?

O evento norte-americano é a melhor oportunidade para comprar aquele item que você passou o ano todo desejando. Já no Brasil, a situação é um pouco mais delicada. Isso porque, inúmeras lojas sobem os valores dias antes da promoção para então baixar os preços, oferecendo descontos pouco significativos, a famosa “metade do dobro”.

Além disso, o evento também é uma oportunidade para golpistas que utilizam sites falsos para roubar dados dos consumidores. A dica para quem deseja aproveitar as compras na data, portanto, é se preparar e ficar atento na hora de fechar os pedidos.

Apesar de ser conhecida como “Black-Fraude” por conta das promoções enganosas, a Black Friday Brasil também traz boas oportunidades e descontos bastante interessantes. É preciso, no entanto, que o consumidor opte por lojas confiáveis e pesquise bastante pelos produtos que deseja.

Como se preparar para aproveitar as promoções Black Friday?

Como vimos, existem muitos espertinhos querendo lucrar a qualquer custo durante a Black Friday. Por isso, é importante que você se planeje e fique atento antes de realizar suas compras, para não cair em nenhum golpe.

Para ajudar você nessa preparação, listamos algumas dicas importantes para se organizar e aproveitar somente as promoções que realmente valem a pena. Confira. 

Prepare sua lista de desejos

O segredo para aproveitar a data é focar na compra de produtos que você deseja há algum tempo e que estão com bons preços. No entanto, a grande oferta de itens variados pode acabar fazendo com que você perca o foco e faça compras por impulso, só porque o preço parece atrativo.

Para evitar que isso aconteça, a dica é um bom planejamento. Com alguma antecedência, liste tudo o que você precisa e deseja e estipule um orçamento máximo que pode gastar. Alguns sites permitem que você favorite os itens para acompanhar as variações de preço, mas se preferir, você pode fazer uma lista no papel. 

Faça o cadastro nas lojas que vão participar

Quando a oferta é realmente muito boa, existe o perigo do site cair ou ter alguma instabilidade por conta do grande número de acessos. Além disso, algumas promoções entram com o estoque limitado e você precisa ser rápido para garantir o item.

Para evitar o estresse e agilizar o processo, a dica é que você já faça o cadastro com antecedência nas lojas que tem interesse. Com o cadastro feito, você só precisará realizar o login e confirmar as informações de pagamento no dia da Black.

Pesquise os sites não recomendados

Uma boa dica para evitar dores de cabeça e complicações é conferir a lista de sites não recomendados divulgada pelo Procon. Na lista, é possível conferir as lojas que receberam reclamações, foram notificadas pelo órgão, mas não responderam ou não foram encontradas.

Conferir a lista antes de fechar o pedido é uma boa alternativa para evitar fraudes e golpes, bastante comuns nessa época do ano. Além do Procon, vale a pena verificar avaliações no próprio site, nas redes sociais e no Reclame Aqui.

Acompanhe e compare os preços

Para saber se o desconto oferecido na Black Friday é real, você precisa saber qual é o valor do item fora da promoção. Dessa forma, não confie apenas na informação dada pela loja nos campos “de” e “para”, pois algumas empresas acabam inflando os valores originais para que a promoção pareça mais atraente.

Para não ser enganado, a dica é acompanhar os valores da sua lista de desejos com alguns meses de antecedência e ir anotando as variações de preço. Além disso, você pode utilizar ferramentas que mostram o histórico nos últimos tempos.

Prepare seu computador e internet

Com um maior fluxo de acesso aos sites, é normal que ocorram quedas de conexão com a loja online, assim, é bom garantir uma boa velocidade de internet para facilitar que você abra e atualize várias páginas ao mesmo tempo.

Outra dica é instalar mais de um navegador na máquina, como o Firefox e o Chrome, e tentar acessar as lojas em ambos. As vezes a resposta pode ser melhor em um deles.

É mais indicado utilizar um computador ou notebook para fechar as compras, já que ele permite uma navegação mais rápida e fácil do que os celulares. Não se esqueça, contudo, de deixar o antivírus ativo e atualizado, para evitar o ataque de malwares.

Anote o horário das promoções

Apesar de a maioria das lojas iniciarem as ofertas à meia-noite, algumas podem operar em horários diferentes, por isso, é importante consultar se existe uma programação definida.

Algumas promoções, principalmente as de passagens aéreas, também acontecem em horários estabelecidos e duram apenas uma hora ou alguns minutos, assim, ao avistar um produto que deseja, vale a pena configurar lembretes para não perder a hora.

Aproveite para fazer as compras de Natal

Como vimos, a Black Friday representa o início das compras de fim de ano e pode ser uma excelente oportunidade para antecipar as compras de Natal e garantir bons descontos nos presentes.

Optando pela data, além de melhores preços, você faz suas compras com mais tranquilidade, sem precisar encarar a correria das lojas nessa época. Fique atento, no entanto, ao prazo de frete oferecido e verifique se a loja tem reclamações por atrasos nas entregas.

Não clique em qualquer oferta que recebe

Durante a Black Friday, é comum que o recebimento de ofertas por e-mail, WhatsApp e SMS aumente consideravelmente. 

É importante saber, no entanto, que nem sempre essas mensagens são confiáveis e seguras, por isso, tenha cuidado redobrado nessa época e sempre desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Fique de olho, também, em remetentes de e-mail suspeitos, mensagens com erros de digitação, que peçam códigos, dados pessoais e bancários ou e-mails de lojas com as quais você nunca fez negócio e não tem cadastro.

Estude as formas de cancelamento

Mesmo com planejamento e organização, pode ser que você se empolgue e acabe comprando itens por impulso. Nesses casos, é importante que, antes de fechar o pedido, você verifique a política de cancelamento e trocas da loja, para o caso de se arrepender ou de o produto não ser o que você espera.

Assim, confira quais os prazos para cancelamento, se a empresa arca com o frete do retorno e qual o período de tempo para o reembolso.

Fique de olho nos cupons de desconto

A Black Friday costuma trazer bons preços, contudo, você ainda pode potencializar os descontos utilizando cupons ou acessando sites de ofertas. Na data, vale a pena ficar de olho em descontos para a primeira compra e em sites como o Cupom Online Promoções, que reúne as melhores ofertas da internet. Além dele, existem outros como o Pelando, Promobit e Gatry, que são excelentes sites de descontos.

Além dos cupons, lembre-se de verificar as regras para frete grátis. A maioria das lojas oferece o benefício em compras acima de determinado valor.

Denuncie irregularidades

Relatar problemas como propagandas enganosas e sites falsos é importante para ajudar outros consumidores a não caírem em golpes e ciladas. Para isso, você pode utilizar o Reclame Aqui, que oferece uma plataforma criada especialmente para relatar problemas sobre a Black Friday. 

Ao ver algo suspeito ou passar por uma experiência negativa, não hesite em compartilhar o ocorrido e fazer sua denúncia. Dessa forma, você garante um evento mais seguro para você e para os demais consumidores.

Como comprar passagens aéreas Black Friday?
passagens aéreas black friday
Quem quer viajar pagando pouco também pode aproveitar a data para garantir passagens aéreas e pacotes de viagem com desconto. Isso porque, muitas agências e companhias aéreas passaram a participar do evento, oferecendo ofertas em destinos selecionados.

Mas será que vale mesmo a pena comprar passagens e reservar viagens durante a Black Friday? Para evitar que você caia em uma furada, listamos algumas dicas para levar em conta quando o assunto é passagem aérea.

Comece a monitorar o quanto antes

Assim como os demais produtos, é importante que você também comece a monitorar com antecedência os trechos e destinos do seu interesse. Assim, você terá um histórico de valores para se basear e conseguirá identificar se as promoções são reais e valem a pena.

Use um navegador no modo anônimo

Quando você demonstra muito interesse em determinada passagem, seu histórico de pesquisas acaba fazendo com que os mecanismos de busca inflem os preços. Por isso, a dica é sempre utilizar um navegador no modo anônimo para acessar preços realmente justos e atrativos.

Tenha atenção aos detalhes

Essa dica vale, principalmente, no caso de pacotes de viagens. Quando for adquirir um pacote, prefira as opções que deixam claro detalhes como o nome do hotel ou as especificações de passeios.

Algumas ofertas da Black Friday não especificam essas informações de forma exata e você corre o risco de acabar passando sua lua-de-mel em um quarto compartilhado com desconhecidos.

Confira as promoções nos programas de pontos e milhas

Você sabia que os programas de troca de pontos e milhas também entram nas promoções da Black Friday? Eles podem ser uma boa forma de economizar e garantir passagens mais vantajosas. Aqui, no entanto, vale novamente a primeira dica: comece a monitorar o quanto antes para verificar se existe ou não vantagem.

Não demore para finalizar a compra

Promoções de passagens aéreas flutuam muito rapidamente, além de serem limitadas a poucas unidades de venda. Assim, se você encontrou um preço atrativo para o trecho que deseja, não hesite em fechar a compra o quanto antes.

Comece a pesquisa de madrugada

As promoções da Black Friday, geralmente, começam à meia-noite e, nos casos de passagens aéreas, podem esgotar rapidamente. Por isso, vale a pena ficar acordado até mais tarde para buscar as promoções. Se não for possível, tente acordar cedo e checar os preços logo pela manhã.

Fique de olho nas datas

Passagens para datas comemorativas, como durante o Natal ou mesmo no dia 31 de dezembro costumam ter preços reduzidos, por isso, se você não tem problemas em viajar nesses dias, pode economizar um bom dinheiro.

Outra opção são os pacotes de viagens que dão períodos para que você escolha a data. Dessa forma, vale a pena optar por promoções que disponibilizem, pelo menos, 12 meses para você realizar a viagem.

Confira os termos de cancelamento

Outro detalhe importante para observar antes de fechar a compra são os termos de cancelamento. Algumas companhias garantem cancelamentos e remarcações sem custo, enquanto outras cobram o cancelamento integral.

Quais as lojas com melhores promoções Black Friday?

É importante pesquisar bastante para encontrar as melhores promoções Black Friday. Mas, além de conferir quais lojas tem reputações ruins e não são indicadas, vale a pena ficar de olho também nos sites que costumam oferecer as melhores ofertas.

Historicamente, algumas lojas virtuais impressionam por conta dos altos descontos e condições de compra. A seguir, listamos algumas delas.

Black Friday Amazon

A Amazon costuma começar sua Black Friday com um período de antecedência, oferecendo descontos de até 70% em milhares de produtos. As promoções variam ao longo dos dias da semana e vale a pena conferir as ofertas do dia.

amazon black friday

Entre os produtos da loja que recebem maiores descontos estão os livros e ebooks. Além deles, vale a pena checar as promoções em produtos próprios da marca, como os leitores digitais e os itens da linha Echo.  

Black Friday Aliexpress

Quem quer garantir bons descontos em produtos da China precisa se antecipar um pouco mais. Isso porque, o Aliexpress tem um próprio evento de compras para rivalizar com a Black Friday. 

O evento acontece no dia 11 de novembro, em que se comemora o Dia dos Solteiros na China. Na data, é possível encontrar mais de 200 milhões de produtos com até 70% de desconto.

Além do Festival de Compras 11.11, é possível encontrar boas promoções também na Black Friday e as ofertas chegam a 60% de desconto.

Black Friday Submarino

Outra loja brasileira que entra de cabeça na Black Friday é o Submarino. No site é possível encontrar boas ofertas em smartphones, TVs, livros, jogos e muito mais

Para facilitar a compra, a loja utiliza um selo que identifica quais produtos estão na promoção e que garante que o preço está mais baixo ou igual ao menor preço do produto nos últimos 60 dias.

Além das ofertas promocionais, a loja também oferece cashback utilizando o AME, além de ofertas exclusivas e condições especiais de parcelamento para quem tem o cartão submarino.

Black Friday Magalu

Nos últimos anos, uma das lojas que impressionaram pelos descontos durante a Black Friday, certamente é a Magazine Luiza. Em 2020, foi possível encontrar produtos com até 80% de desconto durante todo o mês de novembro.

Além das promoções na sexta-feira, os consumidores que ficam atentos conseguem descontos exclusivos antes da data, em um aquecimento.

Quem compra pelo aplicativo, ainda garante cashback, recebendo a devolução de parte do dinheiro pago. Além da Magalu, outras lojas que fazem parte do grupo, como Netshoes, Zattini e Época Cosméticos, também entram na promoção e contam com estoques maiores para atender a demanda.

Black Friday Centauro

Se você está esperando a data para comprar materiais esportivos, vale a pena acompanhar as promoções da Centauro. Na loja, é possível conferir descontos em tênis, roupas, acessórios e equipamentos esportivos.

Os descontos costumam chegar em até 60% off e são sinalizados com o selo Black Friday. Em relação às marcas, a dica é ficar de olho em nomes como Adidas, Nike, Puma, Oakley e Umbro.

Quais as melhores promoções de restaurantes Black Friday?

A Black Friday é um evento importante que vem movimentando todo o mercado e se reinventando ano após ano. Se antes a data servia apenas para comprar produtos com desconto, agora ela também pode ser uma boa oportunidade para economizar em serviços e até em gastronomia.

Nos últimos anos, diversas redes de restaurantes embarcaram na ideia e criaram promoções interessantes para quem deseja passar o dia comendo bem. A seguir, listamos algumas das empresas para acompanhar.

Black Friday McDonald’s

A rede de fast-food oferece ofertas exclusivas na Black Friday, tanto para compras nas lojas e delivery, quanto para pedidos no aplicativo, site, Méqui Zap e Ifood. Os descontos mais significativos ficam nos combos maiores, com várias unidades de sanduíches e acompanhamentos.

Black Friday Burger King

black friday burger king

Outra rede que proporciona bons descontos na data e gera grandes filas é o Burger King. Em 2020, o restaurante distribuiu 1 milhão de cupons de desconto, que podiam ser conquistados por meio de um game online e retirados no drive-thru ou no balcão. O Whopper, sanduíche carro-chefe da rede chegou a custar apenas R$6,90.

Black Friday Pizza Hut

Se você quer fechar a sexta-feira com pizza, vale a pena acompanhar as ofertas da Pizza Hut, tradicional rede de pizzas com massa pan. A loja costuma aderir à Black Friday, oferecendo descontos de até 50% em pedidos pelo site oficial, aplicativos de delivery, balcão e viagem.

Black Friday nos aplicativos de delivery

Quem utiliza aplicativos como o Ifood, Rappi e Uber Eats para pedir refeições por delivery também pode contar com boas oportunidades para economizar.

Isso porque, os apps também costumam entrar nas promoções de Black Friday, oferecendo cupons de desconto em restaurantes selecionados, frete grátis e pratos em promoções do tipo “compre 1, leve 2”.

Quais produtos vale a pena comprar na Black Friday?

As promoções da Black Friday se estendem a uma infinidade de produtos, mas nem todos eles contam com ofertas realmente significativas. Por conta disso, quem quer economizar de verdade, deve focar em itens com maior porcentagem de descontos e deixar para depois os que estão pouca coisa mais baratos do que o normal.

A oferta de produtos varia bastante, no entanto, alguns itens tendem a baixar de preço todos os anos na Black Friday. A seguir, listamos algumas boas opções que costumam valer a pena na data.

Eletrodomésticos

Uma das categorias com maiores descontos é a de eletrodomésticos. Assim, se você planeja comprar geladeiras, máquinas de lavar roupas, fogões, liquidificadores, cafeteiras, fritadeiras e outros utensílios, vale a pena favoritar e acompanhar os preços. 

Em média, esses itens apresentam ofertas com até 51% de desconto, mas garimpando bastante, dá pra encontrar até mesmo opções mais baratas. A dica é fugir dos lançamentos do ano e optar por itens de modelos dos anos passados.

Televisão

Outro produto que tem grande procura ao longo do evento são os televisores. Quem está se preparando para a próxima edição pode ficar de olho nos modelos 4K, que tendem a alcançar bons preços.  

Vale ressaltar que aparelhos maiores e mais caros costumam ter descontos mais impactantes na data, enquanto as TVs  com menos de 32 polegadas podem ter pouca diferença em questão de valores.

Perfumes e maquiagem

Outra categoria que vale a pena aguardar para comprar na Black Friday são os itens de beleza. No evento, é possível adquirir perfumes, maquiagens, produtos para cabelo e pele com preços bastante atrativos.

Boa parte dos varejistas oferecem em torno de 70% nos produtos, além de brindes nas compras e frete grátis. Entre as grandes lojas que participam da ação estão: Sephora, Beleza na Web, Época Cosméticos, O Boticário, Natura e The Body Shop.

Livros e e-books

A categoria de livros e e-books também é bastante disputada no evento e conta com bons descontos e ofertas progressivas. Assim, a dica é esperar a data para comprar vários títulos que você está desejando há algum tempo.

Para quem deseja economizar nesse tipo de produto, vale a pena ficar de olho em lojas como Amazon, Submarino e Americanas. Em 2020, ambas as lojas chegaram a oferecer descontos de até 80% em diversos títulos.

Além dos livros e ebooks, quem quer comprar um leitor digital também pode esperar o evento. Isso porque, os aparelhos Kindle, da Amazon, costumam ter o menor preço do ano durante a Black Friday.

Artigos de informática

Quer trocar de computador ou fazer um upgrade na máquina? Então vale a pena ficar de olho nas promoções da data para comprar HD, SSD, mouse, fone de ouvido, caixa de som e outros acessórios. Pesquisando bem, dá para achar bons itens com desconto de até 42%.

Quem quer pegar um novo notebook ou computador montado também pode ficar atento aos grandes varejistas, como Submarino, Americanas, Magazine Luiza e Fast Shop.

Cursos online

Além de produtos físicos, nos últimos anos o evento também tem impulsionado o mercado de produtos digitais, trazendo inúmeros cursos online com descontos bem interessantes, além de boas opções gratuitas.

Plataformas como Udemy e Hotmart costumam aderir às ofertas, oferecendo de 50% a 80% de desconto em milhares de cursos à distância.

Quais itens não comprar na Black Friday?

Como vimos, existem muitos itens que ganham descontos significativos durante o evento. No entanto, por conta da proximidade com o Natal ou mesmo pela política de preços, alguns artigos tendem a não valer a pena e é melhor comprá-los em outras épocas.  

Assim, para que você não se frustre e possa organizar o seu orçamento priorizando ofertas que realmente compensam, listamos os principais produtos que você deve evitar comprar no evento.

É importante lembrar, no entanto, que essa não é uma regra absoluta. Lojas com estoque muito grande, por exemplo, podem oferecer descontos interessantes nesses tipos de item, mesmo que seja raro.

Produtos da Apple

Esperar a Black Friday para comprar o seu iPhone novo é furada. Isso porque, a Apple conta com preços tabelados e dificilmente entra em promoção. Você pode até encontrar alguma oferta pontual em iPhones, iPads e Macbooks, mas será, provavelmente nos modelos mais antigos.

A melhor época para comprar produtos da Apple é quando novos modelos são comercializados. Nesses lançamentos, é política da marca abaixar os preços dos demais aparelhos.

Smartphones topo de linha

Não é só a Apple que evita descontos em aparelhos telefônicos no evento. Outras marcas também não costumam baixar os preços nos modelos topo de linha. Por isso, se você quiser se manter atualizado, esse não é o melhor momento para comprar um novo celular.

Embora os modelos topo de linha não tenham descontos significativos, o consumidor pode encontrar aparelhos mais antigos com bons preços.

Roupas

Historicamente, as peças de vestuário costumam ficar mais baratas apenas depois do Natal, sendo assim, pode ser que você não encontre as peças que deseja com um desconto muito impactante. Algumas lojas de departamento, no entanto, podem dar descontos progressivos para a compra de várias peças.

Se você não encontrou o que deseja, a dica é deixar para comprar esse tipo de item nas liquidações depois do Natal ou no final das estações, quando lojas de roupas tendem a fazer queimas de estoque.

Brinquedos

Por conta da proximidade com o Natal, a Black Friday não é a melhor época para comprar brinquedos. Esses itens tendem a cair de preço somente depois das festas de fim de ano. Se você está decidido a fazer a compra, a dica é acompanhar o histórico de preços, para não cair em descontos enganosos e achar que está economizando.

Como garantir as melhores ofertas Black Friday Brazil?

Concluindo, a Black Friday é um evento de grande importância no Brasil e no mundo. Nessa data, é possível encontrar grandes descontos nas lojas varejistas e realizar suas compras de forma mais econômica. 

Para não cair em uma furada na Black Friday Brazil, o indicado é que você se planeje e conheça os preços normais dos itens que deseja comprar. Assim, você saberá se eles realmente estão ou não em promoção.

Esta matéria foi útil? Então, ative as notificações push do seu navegador para recebe todas as nossas atualizações e cupons.

Responder

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.